A última semana de janeiro será marcada por chuvas intensas, risco de eventos extremos e calor acima da média em diversas regiões do Brasil. De acordo com o Inmet, os maiores volumes de chuva devem se concentrar no Norte e no Sudeste, enquanto temperaturas próximas de 38 °C avançam pelo Sul, Centro-Oeste e interior do Nordeste.
Norte concentra os maiores acumulados de chuva
Na Região Norte, os volumes previstos variam entre 50 mm e 100 mm, com destaque para Acre, oeste do Amazonas e Pará. Nessas áreas, a chuva pode ocorrer de forma persistente ao longo da semana.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Nordeste terá contraste entre seca e temporais isolados
Grande parte da área central do Nordeste segue sem previsão de chuva. Por outro lado, regiões do Maranhão, oeste da Bahia e extremo oeste do Piauí devem registrar um cenário mais úmido, especialmente na primeira metade da semana. No sudoeste da Bahia, não estão descartados temporais isolados, com volumes que podem ultrapassar 50 mm em apenas um dia.
Chuvas irregulares no Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a previsão indica chuvas mal distribuídas. Em grande parte da região, os acumulados ficam próximos de 50 mm, mas áreas do leste de Mato Grosso e do oeste de Goiás podem registrar volumes próximos de 100 mm.
Sudeste entra em estado de atenção
O Sudeste deve concentrar o maior risco da semana. Entre sexta-feira (30) e sábado (31), os volumes de chuva podem superar 120 mm em áreas do leste de São Paulo, Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais, Zona da Mata mineira e em todo o estado do Rio de Janeiro, elevando o risco de transtornos.
Sul alterna tempo seco e chuva forte no litoral
No Sul, o predomínio será de tempo seco, especialmente no oeste da região. No entanto, entre sexta e sábado, os acumulados podem superar 100 mm no litoral de Santa Catarina e no leste do Paraná.
Calor avança e fica acima da média histórica
O Inmet também alerta para temperaturas elevadas em várias regiões. No Sul do Brasil, os termômetros podem marcar entre 32 °C e 38 °C, com valores até 7 °C acima da média histórica até quarta-feira (28).
No Centro-Oeste, o calor se mantém intenso em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, com máximas entre 34 °C e 36 °C. Já no Nordeste, áreas do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco podem registrar máximas entre 34 °C e 38 °C.
Alívio térmico em áreas mais chuvosas
No Sudeste, o calor mais intenso se concentra no sul e oeste de São Paulo e no norte de Minas Gerais. Em regiões com maior presença de chuva, como a região serrana do Rio de Janeiro, a Zona da Mata mineira e o Vale do Paraíba, as temperaturas ficam mais amenas, variando entre 24 °C e 26 °C.
Tendência de queda no Sul na segunda metade da semana
Na segunda metade da semana, com o retorno das chuvas, as temperaturas devem apresentar leve declínio no Sul, especialmente no leste da região, com máximas entre 26 °C e 28 °C.
O post Janeiro termina com chuva acima de 120 mm e calor fora do padrão histórico, aponta Inmet apareceu primeiro em Canal Rural.